Discutindo sobre a discriminação racial
O filme “Vista a minha pele” e os vídeos da campanha “Diálogos contra o racismo” foram utilizados nas turmas do 1° C e 2° B para discutirmos sobre a amplitude das manifestações racistas e discriminatórias presentes no nosso cotidiano.
Para dar início ao trabalho, foi realizada com as turmas uma enquete para levantar dados acerca do racismo no contexto em que vivemos, já que, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo , grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista. Assim, o intuito da realização dessa enquete foi justamente o de verificar se esses dados refletem a nossa realidade.
Esse trabalho foi realizado de forma conjunta entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que fez o levantamento dos dados com os alunos e a construção dos gráficos.
A seguir estão as perguntas e os resultados do questionário aplicado para 32 alunos do 2°B, turno vespertino.
**********************************************************
1. Você acha que existe racismo no Brasil?
( 96,9%) sim ( 3,1% ) não ( XX) não sei
2. Você é racista?
(3,1%) sim (62,5%) não (34,4%) não sei
3. Imagine uma pessoa importante, linda, culta e elegante. Qual a cor a pele dessa pessoa?
(21,0%) branca (3,1%) preta (75%) parda
4. Você fica sem graça quando vê alguém se referindo a um negro com desprezo?
(96,9%) sim (3,1%) não
5. Os negros sabem aproveitar as chances que têm para melhorar de vida?
(28,1%) sim (71,9%) não
**********************************************************
Com os resultados em mãos, deu-se a exposição dos spots da campanha “Onde você guarda o seu racismo” e do filme “Vista a minha pele”. O passo seguinte foi a realização de uma discussão em sala para análise dos dados obtidos com a pesquisa e sobre o racismo. Como atividade de conclusão do trabalho, os alunos produziram textos onde fizeram reflexões acerca da temática. Alguns desses textos estão transcritos abaixo:
*****************
O preconceito racial
O preconceito racial é um grande problema que não só o Brasil enfrenta, mas também outros países.
Quem mais sofre com esse preconceito é a população negra, pois muitas vezes os negros são excluídos da sociedade, por exemplo, muitos não conseguem um bom emprego por sua pele ser negra, também são rejeitados, não são aceitos em algumas escolas e às vezes são confundidos com bandidos. Tudo isso faz com que essas pessoas sintam-se humilhadas, pois são tratadas como se não existissem, como uma coisa inferior. É algo desagradável um pessoa ter sua própria casa, uma vida estável e ser chamada de empregada, o que acontece com muitas pessoas negras.
É preciso acabar com o preconceito racial, um problema da sociedade, já que todos têm o direito de ser livre para fazer o que bem quiser.
O negro também participou da formação do nosso povo, trazendo consigo sua cultura, suas crenças, sua culinária, seu artesanato, enriquecendo assim a cultura brasileira.
Será que nem com toda essa contribuição do negro na sociedade, um dia ele terão seus direitos respeitados?
Sinelma Silva
*******************